quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tabuleiro de Biologia

O objetivo deste jogo é a memorização dos conteúdos já passados em sala de aula, o lúdico é uma forma divertida de se trabalhar , a descontração deixa os alunos fiquem mais a vontade , isso faz com que assimilem maior quantidade de conhecimento, e como a competitividade está evidente nesta idade, isso ajuda na hora de brincar, faz com que eles realmente queiram saber a matéria para ganhar o jogo.


LISTA DE MATERIAIS

1 eva
1 caneta para retroprojetor
1 cartolina
questões referentes ao conteúdo que já foi trabalhado
molde para dado com os lados em branco

OBS. Como o tabuleiro não vai conter perguntas , nem algo que ligue ao tema que está sendo trabalhado, ele pode ser usado várias vezes, com todos os conteúdos do ano letivo , sendo que sempre que for usado deve fazer perguntas referentes ao tema.







COMO FAZER

Primeiramente faça um círculo no meio do EVA e escreva campeão, depois de cada ponta do EVA faça duas retas paralelas  que liguem ao círculo pronto, nas retas paralelas divida em 13 casas (pequenos quadrados) deixando uma para o ínicio, as pergunats referentes ao tema devem ser feitas em pequenos quadrados que serão colados na cartolina e depois recortatas para que fiquem mais firmes, vale lembrar que as questões devem ser breves, podem conter alternativas ou não, podem ser do livro didático ou feitas pelos própios alunos, para que o jogo fique mais divertido, deve conter cartas com : CURIOSIDADES, VOLTE UMA CASA, ANULA A RODADA, DUAS RODADAS SEM JOGAR, PASSOU A VEZ ... e etc, sua criatividade é que manda. O dado deve conter numeração somente em 3 lados, nos outros 3 conter passou a vez,duas rodadas sem jogar, passou a vez, depois de tudo pronto é só jogar.

Para que os conteúdos sejam bem trabalhados, é indicado que a turma seja dividiva em quatro grupos, e cada um crie as peças do seu jogo, uma idéia é que os grupos troquem perguntas, e dos campeões que saírem dos grupos, façam uma disputa para que um grupo sejao campeão da sala, eles vão adorar.

 Beijos, boa sorte!!!!                                                                                                        Por: Gesiane N. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário