terça-feira, 7 de junho de 2011

The battle of blood
A batalha do sangue



Como Jogar:

·       O jogo possui 50 casas com 6 grupos, divididos por cor:
o  Grupo de casas vermelhas sobre a tipagem sanguinea ABO;
o  Grupo de casas amarelas, sobre o fator RH;
o  Grupo de casas laranjas, sobre fator MN;
o  Grupo de casas azuis sobre incompatibilidades sangüíneas;
o  Grupo de casas lilás, curiosidades;
·       Avance, volte, fique sem jogar são verdes.
·       8 pinos, um para cada jogador/grupo.
·       2 dados.
·       Inicia-se o jogo o jogador/grupo que tirar mais pontos nos dados, e assim o segundo, terceiro e demais lugares[AP1] .


·       4 ou 8 jogadores individuais ou representantes de seu grupo, o grupo pode ajudar a responder;
·       Seguindo a ordem estabelecida, lança-se os dados e o jogador avança de acordo com o número que tirou.
·       Lembre-se você pode cair nas casas avance, fique sem jogar e volte.
·       Responda a pergunta ou cumpra o desafio, se não conseguir, você ainda tem a chance de pagar um mico, para ficar na casa que tirou ou se errar e não pagar o mico volte a ultima casa que estava.As casas lilás são um brinde, basta lê-las para os colegas.

·       Quem chegar primeiro ao final, ganha a batalha do sangue.

BOM JOGO!!!




Perguntas
1.    Por volta de 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner, verificou que, quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a coágulos. Por que uma pessoa, não pode recebem sangue de qualquer pessoa?
2.    No sistema ABO existem quatro tipos de sangues. Quais são eles?
3.    Por que indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B? porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente
4.    quem é o doador universal
5.     quem é o receptor universal
6.    explique por que ab+ é o receptor universal
7.    Qual a importância de sabemos o nosso tipo sanguineo?
8.    Qual a importância de se doar sangue?
9.    Por que o indivíduo do grupo O pode doar seu sangue a qualquer pessoa?
10. Por que uma pessoa do grupo AB pode receber sangue de qualquer tipo?
11.  Um casal com sangue AB pode ter filhos com que tipo de sangue Lembrado que o genótipo é I AI B


curiosidades
A.   Quando, em uma transfusão, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatível com o seu, as hemácias transferidas vão se aglutinando assim que penetram na circulação, formando aglomerados compactos que podem obstruir os capilares, prejudicando a circulação do sangue.
B.   Aglutinogênio  é uma glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio  e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada pelo gene. Em contato com sangue de outra tipagem, exerce a função de antígeno (corpo estranho ao organismo, que estimula a produção de anticorpos, as chamadas aglutininas), exceto no sangue de tipo AB, que não possui aglutininas.
C.   O médico Landsteiner, por volta de 1940, injetaram hemácias de um grupo de macacos da espécie Macaca rhesus em coelhos e com isso obtiveram um anticorpo chamando anti-Rh. Injetaram esses anticorpos em pessoas e observaram que em algumas esse anticorpo provocava reação de aglutinação das hemácias. Se as hemácias aglutinavam na presença do anti-Rh, é porque possuíam a aglutinina correspondente. Essas pessoas foram chamadas de Rh+ por possuírem as aglutininas. Em pessoas que não ocorria aglutinação não há aglutininas, e estas foram chamadas de Rh-.
D.   Eritrobastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN)
A eritroblastose fetal é a destruição das hemácias do feto, podendo levá-lo à morte. Esse processo ocorre quando a mãe é Rh – e seu sangue entra em contato com o sangue do bebê, que possui Rh +.
Durante a gravidez, principalmente na hora do parto, quando ocorre ruptura da placenta, há passagem de hemácias fetais para a circulação sanguínea da mãe. Esse contato provoca uma sensibilização, e o sangue da mãe passa produzir anticorpos contra o fator Rh e adquire uma memória. Durante a primeira gravidez essa sensibilização é pequena e não chega afetar o bebê. Na gestação seguinte, se não forem tomados os cuidados necessários, os anticorpos maternos atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto, e esse processo continua mesmo após o nascimento. Com isso há liberação de células sanguíneas imaturas, chamadas eritroblastos, na circulação sanguínea do bebê. A icterícia (aspecto amarelado) é devido à produção de   bilirrubina pelo fígado, processo que ocorre após a destruição das hemácias.
Este processo pode ser evitado se a mãe receber uma injeção intravenosa de soro contendo anti-Rh, logo após o nascimento do primeiro filho. Esse soro provoca a destruição das hemácias com Rh + (hemácias do filho) que entraram na circulação materna, evitando a sensibilização e produção de anticorpos.
E.   Dois outros antígenos forma [AP2] encontrados na superfície das hemácias humanas, sendo denominados M e N. Analisando o sangue de diversas pessoas, verificou-se que em algumas existia apenas o antígeno M, em outras, somente o N e várias pessoas possuíam os dois antígenos. Foi possível concluir então, que existiam três grupos nesse sistema: M, N e MN.
F.    O fator Rn vem de Rhesus espécie de macaco em que, Landsteiner e Wiener, realizaram seus experimentos.
G.   O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto
H.   No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.
I.       
J.    O sangue O Negativo é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência.
K.   Em 1627: Descoberta do sistema circulatório possibilitando a transfusão de sangue.
L.    A primeira transfusão de sangue ocorreu em 1615 e foi feita pelo médico saxão Andréas Libavius.
M.   Em 1901, Karl Landsteiner, assistente do Instituto de Anatomia Patológica, em Viena, Áustria, descobriu o sistema ABO, que significa a presença natural de anti-corpos no soro dos indivíduos, não apresentando antígenos nas suas hemácias. Landsteiner também observou o processo de aglutinação, verificando, por exemplo, que AB tem antígenos A e B na superfície das hemácias, e não tem no soro anticorpos, A nem B.
N.   O O Positivo é o sangue mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo.



Desafio

Montar uma tabela do sistema abo com as seguintes informações: No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.

Mariazinha, criança abandonada, foi adoptada por um casal. Um ano mais tarde, António e Joana, dizendo serem seus
verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo
dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram:
António B, Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-.
Você concluiria que:
a) Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de António. b) Mariazinha não é filha do casal. c) Mariazinha é filha do casal.
d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar.
e) Mariazinha pode ser filha de António, mas não de Joana.

Forme na sala um casal (com seus tipos sanguineos reais), com 2 filhos (os tipos sanguineos podem ser ficticeos, mas sem fugir a herança sanguinea dos pais)


Caçada ao sangue: Encontre na sala o aglutinogênio A e a aglutina anti-B.





Acadêmicos: Ailton Pastro; Karine Prado; Michelly T. Holek e Rudiney.


 [AP1]Pode-se ainda colocar na ousa a ordem para não haver brigas.... típicas de ensino médio.

 [AP2]foram

Nenhum comentário:

Postar um comentário